segunda-feira, 18 de abril de 2011

Com vocês, Sua Majestade o Rei! Do baião...


Acompanhe a história de Luiz Gonzaga a partir de trechos da canção "A hora do adeus" de autoria do próprio "Rei do Baião":

O meu cabelo já começa pratiando
Mas a sanfona ainda não desafinou 
A minha voz vocês reparem eu cantando
Que é a mesma voz de quando meu reinado começou


Natural de Exu (PE), Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912. Filho de Januário e Ana Batista (conhecida como Santana), recebeu este nome em homenagem à Santa Luzia. Aos sete anos de idade já trabalhava na enxada. 

Modéstia à parte é que eu não desafino
Desde o tempo de menino
Em Exu no meu sertão

Januário era sanfoneiro e Gonzaga desde cedo observava seu pai consertando e tocando sanfona. Foi com "Seu Januário" que Luiz Gonzaga aprendeu a tocar o instrumento e antes mesmo de chegar à adolescência já se apresentava em bailes e feiras.

Cantava solto que nem cigarra vadia
E é por isso que hoje em dia 
Ainda sou o rei do baião

Mas a trajetória musical de sucesso do “Rei do Baião” (ritmo que o consagrou) não aconteceu tão rápido e nem foi muito fácil. Antes de completar dezoito anos se apaixonou por Nazarena. O pai de Narazena era um coronel que, sabendo da paixão de Gonzaga, o ameaçou de morte.

Eu agradeço ao povo brasileiro
Norte Centro Sul inteiro
Onde reinou o baião

Sabendo dessa história, os pais de Luiz Gonzaga lhe deram uma surra. Ele então foge de casa e ingressa no exército em Cratos (CE). Lá conhece um soldado que toca arcodeom e que lhe dá alguns ensinamentos sobre o instrumento. A partir de então decide dar baixa no exército e dedicar-se somente à música.

Se eu merecí minha coroa de rei
Esta sempre eu honrei
Foi a minha obrigação

Gonzaga surgiu nacionalmente no cenário musical no início da década de 40 quando foi descoberto no programa de calouros de Ary Barroso. Foi convidado pela gravadora RCA como músico acompanhante e em 1941 foi contratado e lançado como artista. A partir dessa época começa seu "reinado" na música.

Luiz Gonzaga. Fonte: Nordeste Web

Luiz Gonzaga apelidado de "Lua" ou "Gonzagão" lançou inúmeros sucessos, muitos deles em parceria com Humberto Teixeira ("Doutor do Baião"), que são ouvidos e admirados até hoje. Uma música fruto dessa parceria é "Respeita Januário" que narra a volta de Gonzaga a Exu e o reencontro com seu pai em 1945.

Minha sanfona minha voz o meu baião
Este meu chapéu de couro e também o meu gibão
Vou juntar tudo dar de presente ao museu
É a hora do Adeus
De Luiz rei do baião

Em 1989 morre o "Rei do Baião", esse artista que soube descrever em suas canções e levar pelo Brasil afora a cultura nordestina. Levou também com dignidade e maestria para o cenário musical o som da sanfona e o sotaque do nordeste.




Fontes utilizadas para a pesquisa:

MPBNet - Luiz Gonzaga

Letras.mus.br - Hora do Adeus

Rei do Baião.com.br - Biografia - Abril Cultural

Wikipedia - Luiz Gonzaga


5 comentários:

  1. Tem uma música dele (entre várias) que eu acho muito legal. Chama-se "Respeita Januário". É em homenagem ao pai dele. Muito boa.

    ResponderExcluir
  2. importante lembrar tambem a contínuidade artística e genética, representada genialmente por seu filho Gonzaguinha...

    ResponderExcluir
  3. mesmo depois de 22 anos apos sua morte o Luiz Gonzaga consegue manter seu reinado desde a geração mais velha até os mais novos e isso com muito merito e trabalho e nós brasileiros temos o privilegio de ter tido um artista deste gabarito que mesmo fazendo sucesso não esqueceu suas origens e manteve sempre sua humildade em primeiro lugar,seu sucesso é tão grande que custa acreditar que realmente ele ja morreu.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Re, a música é contagiante. Quando vi o novo post tive a idéia de apresentar para as crianças este tipo de música. Na reunião passada apresentei Kandinski, quem me inpirou foi Flusser. Agora voces e claro, os comentaristas me inspiraram a ouvir o som da sanfona. Todas as crianças tem que ser apresentadas ao Baião. Farei isso na próxima reunião.

    ResponderExcluir
  5. quem não gosta de Luiz Gonzaga?dificil não gostar de um artista tão glamuroso e inteligente,gosto muito do ritmo de sanfona me contagia e coloca todos para cima é um ritmo muito brasileiro mesmo.

    ResponderExcluir