segunda-feira, 28 de março de 2011

O Homem que Engarrafava Nuvens



O documentário O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira traz a tona a vida de Humberto Teixeira o Doutor do Baião, que sempre esteve a sombra do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Humberto Teixeira cearense de Iguatu foi advogado - por isso “Doutor do Baião”, deputado federal, criador das leis de direito autoral no Brasil e compositor de mais 400 músicas incluindo a famosa Asa Branca parceria com Luiz Gonzaga.


Quando apresentado a Luiz Gonzaga, já era autor de uma obra musical respeitável, porém não escrevia músicas de caráter nordestino, o que Luiz Gonzaga procurava. Mas ao topar a parceria retomou suas origens e reassumiu sua condição de nordestino, despontando como um dos maiores compositores da música popular brasileira.



                                             Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Fonte: Cine Magia

O filme tem como objetivo resgatar a memória artística e pessoal através de sua única filha e produtora do filme Denise Dummont e vai além com um resgate das ramificações do baião recolocando-o como o gênero fundamental da nossa tradição musical.

Através de vários depoimentos, entrevistas, imagens, números musicais que vão desde anônimos até artistas conhecidos pelo grande público, que se entrelaçam para a compressão do contexto entre o baião, o compositor e o sertão.

Assim, quando se menciona a vaidade do vaqueiro nordestino com sua roupa de couro, isto entra como um detalhe, entre muitos, que determina o caráter e o imaginário do sertão. O que é fundamental para a compreensão do contexto em que nasce e se desenvolve o baião.

Dentre as participações estão Gilberto Gil, Lirinha, Otto, Patativa do Assaré, Irmãos Aniceto,Sivuca, Belchior, Raul Seixas, entre outros.

Humberto Teixeira acabou por se tornar, aos olhos do público, o lado B dessa história toda, o letrista que nunca aparecia. "Ele era invisível", afirma o americano David Byrne, ex-Talking Heads, em depoimento ao filme.

Em tempo: o título poético refere-se a uma expressão usada pelo próprio Teixeira, que dizia que "engarrafava nuvens e brumas" quando descansava, em seu sítio em Mangaratiba (RJ).

Site oficial: O Homem que engarrafava nuvens

Blog: O Homem que engarrafava nuvens - Blogspot 





Referências:

Over Mundo - Revendo Humberto Teixeira e sua telúrica paixão

O Estado de São Paulo - Documentário resgata compositor de 'Asa Branca'

Folha de São Paulo - Documentário joga luz sobre "o lado B" do baião

Site e blog oficial do documentário O Homem que Engarrafava Nuvens (endereço acima)

5 comentários:

  1. Huahahaha...até uma japinha cantando músicas do nordeste!Gostei!
    As músicas do vídeo são as VERDADEIRAS músicas boas da região, representam muito bem.
    Parabéns pelo Blog, conteúdo e suas figuras e cores estão excelentes

    ResponderExcluir
  2. Poucos podem dizer que não tem um pezinho no nordeste, ou, na senzala...
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi gente!

    Já falei sobre o Blog para várias pessoas, legal esta interação! Como diz a Mel, é uma boa viagem este Blog para aliviar o stress!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Me chamou muito a tenção as músicas.
    Hoje em dia não vemos mais "letras" nas músicas, façtando conteúdo, história, vida e sim "babozeiras", sem a preocupação do que dizem, ...mas no NORDESTE... ah, sim!, continuam com suas riquezas...

    Parabéns, pelo Bolg, pela história, e... por vocês.

    ResponderExcluir
  5. Meninas, obrigada pelas ótimas dicas da cultura nordestina, que para mim é meio desconhecida! Quero mais culinária e dicas de filmes bacanas tá?

    bjos

    ResponderExcluir