domingo, 10 de abril de 2011

Cordel Encantado

Segunda-feira dia 11 de abril estréia da Rede Globo a nova novela das 18hs, Cordel Encantado.

Escrito por Duca Rachid e Thelma Guedes a trama irá apresentar um mundo de fantasia em um universo de reis, sertanejos e cangaceiros, com base na história de amor de dois jovens criados no sertão nordestino. 



Seráfia do Norte x Seráfia do Sul

A história se inicia com dois reinos em guerra Seráfia do Norte e Seráfia do Sul, que para selar a paz entre seus reinos decidem casar seus filhos primogênitos quando atingirem a maioridade. 



                                             Elenco do núcleo de Seráfia. Fonte: Cordel Encantado

Com a descoberta de um tesouro de Seráfia enterrado no meio do sertão brasileiro uma comitiva sai de Seráfia do Norte rumo ao Brasil, aonde a rainha e princesa prometida sofrem um atentado. 

O rei volta a Seráfia do Norte acreditando na morte de sua mulher e sua filha. Mas ele não sabe que sua filha está viva e sendo criada por um casal de sertanejos em uma cidade chamada Brogodó. 


Brogodó

Nesta pequena cidade do sertão nordestino, a filha do rei de Seráfia do Norte Açucena e Jesuíno cresceram juntos e se apaixonaram. O jovem casal tem muito em comum, inclusive o fato de não saberem suas reais origens. 



                                                              Elenco do núcleo de Brogodó. Fonte: Cordel Encantado

Açucena na realidade é Aurora a princesa perdida de Seráfia do Norte e Jesuíno é filho de um dos homens mais temidos do sertão, Herculano - o rei do Cangaço.

Do outro lado do oceano, em Seráfia, o rei ainda sofre com a morte da rainha e o desaparecimento de Aurora. Mas logo receberá a notícia de que ela está viva - e eis que uma nova comitiva se forma, rumo a Brogodó.

Toda a calmaria na pacata Brogodó, no entanto, tem data marcada para terminar. É a chegada da realeza de Seráfia, que promete mudar toda a rotina da cidade. O que será dessa mistura de culturas no meio do sertão nordestino? 

Para quem não viu deixo os teasers da novela que são narrados em forma de repente. 







As autoras, em entrevista ao Estado de São Paulo, contam que o cordel entrou na história por consequência, elas perceberam que a história que estavam criando “já estavam nos cordéis há tempos”, e que “o próprio cordel não deixa de ser um conto de fadas. E a origem dele é europeia - o que aconteceu é que, chegando aqui, ele assumiu ares tropicais", detalha Telma.



Ficamos muito supresas e contentes ao saber que a trama da novela iria abarcar um tema tão rico e pouco explorado pela tv brasileira e irá trazer atores ilustres como João Miguel (do filme Estômago - recomendo!), Matheus Nachtergaele e Zé Celso Martinez, do Teatro Oficina, que faz sua estréia em novelas.

Torcemos para que a novela tenha uma boa aceitação do público e que este tenha uma mente aberta para aceitar uma trama com a narrativa diferente das novelas usuais. Boa sorte!



Fonte:

Cordel Encantado - Site oficial

O Estado de São Paulo - Era Uma Vez...

23 comentários:

  1. Carolina,
    O texto da novela parece interessante, ainda mais com Zé Celso e João Miguel no elenco. Mas a pergunta é: Será que comercialmente falando isso é interessante para a Rede Globo?

    *Por causa do horário não poderei assistir...

    Beijos do Tio César

    ResponderExcluir
  2. A idéia sobre o tema da novela parece muito boa, mas tenho uma pergunta para deixar no ar. Porque a novela das 18hs começa as 19hs e a novela das 20hs as 21hs?

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor (Tio?!) César

    Fiquei bastante empolgada com proposta dessa novela. Acredito que comercialmente para a Globo é um risco e não falta de interesse já que outras propostas semelhantes já ocorrem só que o formato de minisséries como e o caso de Hoje é Dia de Maria e a Pedra do Reino.

    O que pode ocorrer, como tudo que é novo, é o público não se "adaptar" e infelizmente a novela sofrer cortes. Muitas vezes o enredo é maravilhoso, mas como o público já está acostumado com aquele formato "quadrado", com os mesmo sotaques (ou seja sem sotaque), os mesmos cenários, pessoas fazendo compras para extravasar, etc, e esses fatores podem vir a prejudicar a novela.

    Outro ponto interessante é que essas propostas vindas da Rede Globo são sempre apresentadas ao público em horários ingratos, ou é cedo demais ou é tarde demais. Me passa a impressão de quanto menos pessoas pensarem, melhor!

    Beijos Carolina

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo!

    Haha. Essa resposta vou ficar devendo! Mas para mim é até bom que novela comece meia hora depois do "planejado". Dá para correr um pouco e pegar a novela quase do início!

    Espero que esteja gostando do blog. Obrigada pela comentário!

    ResponderExcluir
  5. ontem assisti o primeiro capitulo da novela e gostei bastante e por acaso encontrei o blog na internet e achei muito interessante estarem falando justamente da novela.por enquanto é só e desejo parabéns pelo blog.bjs angela

    ResponderExcluir
  6. Olha Carol eu tenho uma tese sobre o horario das novelas é quase q obvio q eles fazem desta forma para segurarem mais audiencia,pois se as novelas começassem no horario previsto os noveleiros iriam desligar a tevê ou mudar de canal.Vcs estão cada vez mais s aprofundando no assunto e o blog esta ficando ainda mais interessante e chamativo,quem diria q o nordeste seria tão rico e estamos tendo o privilegio de conhecer uma das historias e culturas mais antigas do Brasil e que ate em tão ninguem dava valor algum.Parabens bjs

    ResponderExcluir
  7. Meninas,
    Muito interessante o assunto do blog, quanto ao post da novela, que coinscidência os assuntos heim?! Adorei, tento acompanhar a novela na medida do possível e está bem legal...Aguardo o próximo post.Bjos.

    ResponderExcluir
  8. negajane2010 - Mas qual a lógica de um NOVELEIRO desligar a tv bem no horário PREVISTO, no qual ele tanto aguarda para assistir? E com relação ao blog, ficaria melhor se tivesse postagens diárias para ficarmos melhores informados. A média de uma postagem semanal pode causar a evasão dos visitantes, não podemos esperar umaaaaa semanaaaaa para ler outra notícia. Poderia seguir a lógica novelística, de segunda a sábado, e nos domingos pausa para descanso

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo!
    Obrigada por acompanhar o blog e pelas sugestões. Este blog é resultado de um trabalho integrado entre duas disciplinas da faculdade. E como tal, devemos obedecer a alguns critérios estabelecidos pelos professores. A periodicidade das postagens é um desses critérios. Ficou acordado que deveríamos postar uma vez por semana um post relacionado ao conteúdo trabalhado em sala. Mas obrigada pela sugestão e continue curtindo o blog!!!

    ResponderExcluir
  10. Então anônimo vc interpretou mal,o que eu quiz dizer é qndo a novela acaba o noveleiro desliga ou muda de canal,talvez por isso eles seguram o horário com intenção de segurar tbm o telespectador,mas muito obrigada por aumentar um pouco mais essa discussão espero agora ter esclarecido.

    ResponderExcluir
  11. Com relação ao prazo de validade do blog achei interessante, mas e depois, continuarão com o desenvolvimento do tema ou simplesmente vão abandonar o blog?
    Curioso uma disciplina universitária estimular o desenvolvimento e discussão em uma ferramenta na web 2.0 onde qualquer pessoa pode interagir e gerar opiniões interessantes não somente para as disciplinas mas para questionamentos relacionados a sociedade como um todo, mas com um prazo definido para acabar.
    Creio que o tema proposto nos remete a reflexão, mas se não houver continuidade qual o propósito, talvez tirar nota?
    negajane2010 - Com relação ao horário da novela também não faz sentido pois começando em qualquer horário do dia ou da noite a novela dura aproximadamente uma hora, portanto a emissora não conseguirá "segurar" a audiência por mais de uma hora independente do horário que a novela começe.

    ResponderExcluir
  12. Cordel encantado! Gostei muito... Um sertão romanceado é muito interessante, Guimaraes Rosa fez isso e seus textos são uma delícia de ler, além de toda provocação ao status quo de que o sertanejo é um ingenuo... vamos ver como os autores da novela irão construir os personagens, mas a trama está boa, vai ter audiência, não a nossa, é claro!

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas! (Carol apareci, tá? Rsrsrsrs!!!)
    Eu vi uns dez minutos da novela... não me interessei! Sei lá... umas atuações meio forçadas... ficou estranho! Tinha uma princesa muito irritante! Ou melhor, burra demais!
    E uma pergunta... aonde foram gravadas as cenas? Foi no exterior mesmo?
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Olá anônimo!
    É realmente muito importante que um curso universitário propicie e incentive a elaboração deste tipo de trabalho. Nos faz refletir acerca de questões sociais, o que contribui, e muito, para nossa formação profissional e pessoal. Em relação ao "prazo de validade" do blog, pretendemos sim continuar com este trabalho. O tema foi escolhido e desenvolvido por nós. A teoria vista na disciplina de ação cultura e a orientação das professoras nos dá o "alicerce" e a fundamentação teórica para o blog e o enriquece muito. Assim como qualquer outro trabalho desenvolvido para as disciplinas do curso, este também será avaliado. Mas a nota não é a principal meta deste blog. Estamos tratando de um assunto que gostamos e por isso estamos muito motivadas e envolvidas com ele. Um outro aspecto que "pesa" para que continuemos com este blog é a carga emocional que ele nos proporciona. Eu, como filha de nordestinos (com muito orgulho!), há muito gostaria de desenvolver um trabalho como este. Sinto em mim a necessidade de valorizar e divulgar esta cultura tão rica e suscitar discussões (como esta); "cutucar" mesmo as pessoas para falarem sobre o assunto. Assim como a cultura, a opinião das pessoas é muito diversa e precisamos conhecer essa diversidade.
    Muito obrigada por participar do crescimento e desenvolvimento deste blog!

    ResponderExcluir
  15. Amei as discursões sobre blogs, horários de novelas e mais ainda a questão do valor emocional do assunto. Ação cultural refere-se à atitude. O blog Consulado Nordestino é uma atitude de coragem das meninas, onde a cultura nordestina tem muito a oferecer, e como disse a Paty veio a calhar nesta nova novela, e cá entre nós novela é assunto de muita tese, onde o povo brasileiro se ” vê” ou gostaria de “estar”. Este trabalho do qual o Blog está como canal, é de muita valia para a formação do profissional da informação e para os professores onde vê o resultado de suas orientações. Continuem com esta força meninas, fiquei até com vontade de responder aos seus comentaristas...
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom saber que vão continuar com o blog, a cultura nordestina com certeza é muito rica e merece ser divulgada, em São Paulo principalmente, é como um amigo meu - SERGIPANO que vive aqui em São Paulo - me disse uma vez: "São Paulo não tem cultura, é feita da nossa cultura, nortistas e nordestinos". Apesar do alcance do blog ser mundial, e existirem nortistas e nordestinos em todo o Brasil e no mundo, nada melhor que divulgar para nós - paulistanos - ou qualquer outro estado aculturado, a diversidade que está tão em pauta nos nossos dias. Independe de profissionais da informação ou professores precisamos verdadeiramente mostrar em nossas atitudes que respeitamos não somente a DIVERSIDADE de cultura, mas também de idéias e conceitos diferentes. Falando em diferenças ao contrário do que pensa a moça que postou logo acima, creio que cultura não se faz com atitudes, cultura se faz com as mãos.
    Será que nossas atitudes condizem com nossos conceitos?

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo,

    Concordo inteiramente com você que cultura se faz com as mãos, quando me refiro sobre atitude, é sobre o trabalho da disciplina ação cultural,que foi o que escrevi no comentário acima, o qual estamos aprendendo com atitudes, as meninas sobre a cultura diversificada do nordeste como você citou, outro blog sobre o profissional da informação e já que falou sobre eles, digo que estamos nos situando a cada dia pois é uma luta diária estabelecer o que somos e a que viemos. Quanto a você obrigada da oportunidade desta discursão, é sinal que o blog está dando resultados.
    E sobre conceitos, as minhas atitudes que dizem respeito ao meu Blog Leituras.com é leitura com crianças nos sábados e eu me vejo sempre aprendendo com crianças de muita sensibilidade. Faça uma visita e participe.

    ResponderExcluir
  18. Oi Tiemi!
    Obrigada por ter aparecido aqui no blog!
    Dez minutos?! Tem que assistir pelo menos um capítulo inteiro, né?
    Quanto a sua pergunta, as cenas foram gravadas na França no Castelo de Chambord (Vale do Loire) e utilizaram também como locações a Região do São Francisco.

    bjus! E obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Acredito que a Regiane já deixou claro no outro comentário o propósito do nosso blog. É bem provável que após o término do trabalho em Ação Cultural e Editoração Eletrônica, ocorrerá mudanças no foco do blog.

    Discordo do seu amigo quanto a opinião de que São Paulo não tem cultura. Assim como não ocorre uma divulgação e valorização da cultural nordestina o mesmo acontece com todas as "culturas" pelo Brasil. O Nordeste, felizmente, ainda conserva muito da sua cultura, ao contrário dos paulistanos. Eu mesma não tenho idéia do que a que a cultura paulistana e paulista são formadas.

    Realmente a diversidade e as opiniões devem ser respeitadas. E nossos conceitos devem se tornar atitudes, ficar somente no mundo das idéias não adianta nada, né?

    Aproveitando a oportunidade, você comentou que tem um amigo sergipano. Estamos recolhendo depoimento de nordestinos que vieram para a São Paulo para postar no blog. E gostaríamos de saber suas impressões sobre a cidade, a recepção, se sofreu preconceitos, e é claro o nome e de qual cidade veio, entre outros fatores que são de livre escolha. Se por um acaso você conhecer alguém peça para mandar seu depoimento para cmt1986@gmail.com ou regiane.alvesdeassis@yahoo.com.br.

    Obrigada mais uma vez pelos comentários!

    ResponderExcluir
  20. Olá caros, entendi perfeitamente o funcionamento do blog já na primeira explicação, concordo com todo tipo de divulgação de cultura, e também concordo com o fato de que exista cultura paulistana, quando citei o fato ocorrido com meu amigo, quis demonstrar com isso que cada um puxa a sardinha para o seu lado, como vamos defender a tal de DIVERSIDADE com comentários de certa forma preconceituosos de ambos os lados, nordestinos X paulistas ou qualquer outra coisa que quiser colocar.
    Com relação a pedir um depoimento, acho que esse meu amigo não é a pessoa mais indicada, ja ouvi coisas mais pesadas que somente São Paulo não tem cultura.

    ResponderExcluir
  21. E aí Anônimo,

    O diálogo e as defesas de idéias é o melhor caminho para a democracia.

    Abraços

    Gildete

    ResponderExcluir
  22. a assusena vai casas com o jesuino ela naum aceito o casamento com o felipe acho q a doralice vai fica com ele :D

    ResponderExcluir