sexta-feira, 27 de maio de 2011

Herança cultural: eu herdei a nordestina, e você?

A herança cultural é um bem imaterial ou material que herdamos de nossos familiares: bisavós, avós, pai e mãe... Assim como a própria cultura, a herança cultural não é estática, ou seja, também está em constante renovação e transformação.

A herança cultural que carregamos pode ser percebida pelo jeito que nos vestimos, a forma que falamos, o tipo de comida que apreciamos e até a maneira com que encaramos as situações do dia-a-dia. 

 
Monte Santo, BA. Fonte: arquivo pessoal.

Mas é difícil descrever em palavras (pelo menos para mim) o que é herança cultural. É algo que está tão enraizado na gente e que convivemos naturalmente que nos deixa até sem palavras. Então deixemos o conceito um pouquinho de lado, vamos puxar na memória exemplos de herança cultural? Aí vão os meus exemplos (são tantos... não lembrarei de todos) acompanhados de fotos de minhas andanças pela cidade do sertão baiano Monte Santo:

Museu do Sertão. Fonte: arquivo pessoal.

Sabe aquele ditado popular que nossa mãe sempre conta? E aquele chazinho infalível que “cura” quase tudo? Aquelas histórias contadas pela avó que jura que lobisomem existe?

A fotopintura na parede, a “figuinha” amarrada ao braço com fita vermelha quando éramos bebês (contra quebrante!); e se a “figuinha” não for suficiente, é só chamar a rezadeira que ela benze com arruda e fica tudo certo...

Escultura de Antônio Conselheiro na praça de Monte Santo. Fonte: arquivo pessoal.

E as histórias do lampião e do Antônio Conselheiro? Não posso me esquecer das histórias da Pedra de Bendegó (você conhece???) e dos povoados do sertão da Bahia sempre contadas pelo meu pai.

Réplica da Pedra de Bendegó - Museu do Sertão. Fonte: arquivo pessoal.

E aquelas recomendações... Não pode comer carne na semana santa! Cobrir os espelhos quando está trovejando! Não falar nomes de doenças na hora da ave-maria! Tomar “bença” antes de dormir! Não comer manga com leite! Sempre perguntei o porquê desses cuidados, resposta: porque faz mal...

 
Sanfona de Luiz Gonzaga - Museu do Sertão. Fonte: arquivo pessoal.

O que dizer das comidas? Cuzcuz delicioso no domingo de manhã, sarapatel, feijão de corda, cocada de licurí, pirão e coentro... muuuuito coentro. Feijão e arroz com farinha, carne seca com farinha, melancia com farinha, café com leite com farinha e... bota farinha nisso!

 
"Caminho" das capelas em direção à matriz. Fonte: arquivo pessoal.

Vou parar por aqui. Se eu elencar todos os aspectos culturais herdados, certamente este post não teria fim.

 
Banner com vista aérea das capelas - Museu do sertão. Fonte: arquivo pessoal.

Se você é de família nordestina provavelmente tenha se identificado com algumas dessas “heranças”. Engraçado como algo que é tão natural para nós é diferente para os outros, né?

Ex-votos - Museu do Sertão. Fonte: arquivo pessoal.

Falar sobre nossa cultura ou nossa herança cultural não é uma tarefa fácil. Mais fácil é vivê-la e senti-la. Mas vale fazer esse exercício de resgate às nossas raízes, eu gostei muito...

Vista da rua e lateral do Museu do Sertão. Fonte: arquivo pessoal.

 ...E você, deixe comentários sobre aspectos da sua herança cultural!

42 comentários:

  1. muito legal Regiane essa historia,gostei muito da parte da farinha,eles não ficam engasgados com tanta farinha kkkkkk.bjs flavia costa

    ResponderExcluir
  2. ah me esqueci a minha herança cultural é de alemães por parte do meu pai e brasileira por parte de minha mãe(do Rio Grande do Sul) e tbem tenho muito orgulho e sempre que posso vou a Alemanha e ao meu estado natal curtir um pouquinho.bjs flavia costa

    ResponderExcluir
  3. A minha herança é Bahia e Minas Gerais. Conheci um tio que parecia o Rolando Boldrin tão bonito quanto, contava causos, mascava fumo e bebia muita cachaça. Amava esse tio porque era muito carinhoso com minha mãe. Falava alto, Oh, Nisa! era assim que chamava minha mãe, e o nome dela é Anísia. Quando se despedia da gente dizia de longe: Deus que ajude ocêis!! Ele morreu o ano passado. Mas deixou saudades e boas lembranças.

    ResponderExcluir
  4. Agora falarei da manga com leite:
    O leite era precioso e caro, então como tinha muita manga no quintal dizia que não se podia comer manga com leite faz mal, para sobrar leite.

    ResponderExcluir
  5. O que vivi da minha herança nordestina-alagoana foi um quintal com bananeiras, laranjeiras, goiabeiras, mamoeiros, abacateiro (que comíamos no pé e, também, sustentava um balanço). Às vezes meu pai plantava milho, cana-de-açúcar, abóbora e feijão. Também tinha um pé de jaca (uma árvore bonita que não dava frutos, mas, por muitos anos foi referência para os moradores). Tínhamos um porco albino que se chamava castelo (alusão ao General Castelo Branco). Não havia flores e nem bicho de estimação. Hoje, temos somente alguns pés de café, uma goiabeira e as lembranças divertidas das colheitas de milho e de feijão e das tardes no balanço ou lendo gibis.

    ResponderExcluir
  6. oi Re,
    muito legal seu post sobre a sua herança cultural. A cidade parece tão tranquila... e pequena. Quantos habitantes?
    Bom, minha herança cultural é toda do Japão, meus pais são de lá, mas mesclada com coisas que eles aprenderam aqui no Brasil. Minha mãe se preocupa em nao comer carne na sexta feira santa. Mas comemos shiro-gohan (arroz branco, sem tempero) todo dia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena!
    É, realmente a cidade de Monte Santo é bem tranquila e aconchegante... É muito charmosa tb! Quando conheci a cidade me senti em casa, pois os moradores são muito acolhedores.
    Em relação à quantidade de habitantes, Monte Santo possui aproximadamente 53.000 moradores. É uma cidade muito conhecida na Bahia, principalmente pelo turismo religioso...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rê! Um pouco estranho eu estar como visitante no meu (nosso) próprio blog! haha
    Mas tinha que dar meu comentário sobre minha herança cultural.
    Hoje me lembrei do tempo que passava na casa da minha avó, toda vez que eu e minhas irmãs íamos lá ela fazia batata frita, pegávamos amora e pitanga do pé e assustávamos as galinhas. Era muito divertido!
    Sem contar em minha antiga casa tinha um terreno de terra batida, com pé de bucha, limão, babosa, manjericão, ô tempo bom! Fazíamos uma zona, cavando e nos sujando!
    Obrigada por me fazer lembrar de todos esses detalhes que estavam no fundo da minha memória!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Uma de minhas caríssimas heranças culturais chama-se Dona Binha (minha tia avó). Suas histórias a beira da fogueira de São João continuam acessas na minha memória; uma delas conta sobre as emboscadas de Lampião às cidades. Os habitantes em fuga abandonam a cidade e se abrigam em uma casa escondida na serra,dentro dela um dos refugiados ao ouvir o barulho dos coquinhos de um licurizeiro que caiam no telhado exclama aterrorizado: a cidade está se acabando em bala. Um ancião cego, de barba e cabelos longos se perde no caminho e se entrelaça a um bambual e desesperadamente grita: to entregue coroné Curísco pois confunde os bambus no qual estava enroscado sua barba com as armas dos cangaceiros...

    ResponderExcluir
  10. Muito linda sua história. Que herança!!!!!!!!!Parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa , Monte Santo é mesmo um lugar maravilhoso moro nessa cidade e ou apaixonada por ela .

    ResponderExcluir
  12. muinto legau seu postt gostei muinto

    ResponderExcluir
  13. Asking queѕtiοns are gеnuinеly fastidious thing if you aгe not understanding somеthing fully, except this ρaragraph offers fаstiԁіοus understanding even.



    My ωeb blοg: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  14. Hоwdy, I think уour site сould bе haνіng browser
    compatіbility problemѕ. When I taκe a lοok at yоur blog in
    Safari, it lоoks fine however, when opening in IE, it's got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Other than that, excellent blog!

    my webpage: please click the next post

    ResponderExcluir
  15. Ηmm it looks likе your website ate my first сοmmеnt
    (it wаs extremely long) ѕo I guess I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thorоughly еnjoyіng your blоg.
    I аs well am an аspіring blоg ωгіter but I'm still new to everything. Do you have any tips for novice blog writers? I'd defіnitely apprecіate it.



    Feel freе tο visit my pagе: just click the next web page

    ResponderExcluir
  16. The otheг daу, while I was at wоrκ, my sisteг stole my
    iРad and tеsted tо see if it cаn
    surviѵe a 25 foot drop, just ѕo shе cаn be a youtube ѕensation.

    My iPaԁ іs now broken and she hаs 83 views.
    I know this iѕ entirely off topiс but I hаd to shаге it with someone!


    Fееl fгeе to vіѕit
    my рagе ... v2 cigs review
    my webpage: V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  17. Spot on with thіs write-up, Ι absolutеlу
    feel this site needs muсh more attention. I'll probably be back again to read through more, thanks for the information!

    Here is my webpage: http://secretartofscience.com/

    ResponderExcluir
  18. Hiya! I know this iѕ kinda off toріc howeνeг , I'd figured I'd ask.
    Woulԁ yоu bе interestеd іn exchanging lіnks or maybe guest writing a blog aгticle or
    vice-versa? My blog ԁiѕcussеs a lot of the same subjects as yοuгs and Ι belieѵe ωe could
    gгeatly benefit from each other. If уou might bе іnterestеd feel free tо send me
    аn email. I lοok forwaгd to hеaring fгom
    you! Great blog by the way!

    Alѕo viѕit my ωebsite: visit the up coming internet site

    ResponderExcluir
  19. Тhis іs very interesting, You're a very skilled blogger. I've jοinеԁ youг rss feed and
    look forward to seeking more оf уоuг fantastic poѕt.
    Alѕo, I've shared your web site in my social networks!

    my webpage ... V2 Cigs-Enjoy Smoking With Various Designs

    ResponderExcluir
  20. Hеya i'm for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

    Also visit my webpage; v2 cigs
    my webpage :: whatireallydo.net

    ResponderExcluir
  21. Geneгаllу І do not lеагn post on blogs, but I would like
    tο saу that this write-up very cοmpelled me to try аnd do
    ѕo! Your writіng taste haѕ been
    amazed me. Thank you, very nice poѕt.

    Taκe a look at mу sіte; v2 cigs reviews
    my website > wikirecortes.com

    ResponderExcluir
  22. What's up colleagues, good post and nice urging commented here, I am really enjoying by these.

    my webpage ... http://osampo.sakura.ne.jp

    ResponderExcluir
  23. It's an remarkable paragraph for all the internet viewers; they will take benefit from it I am sure.

    Also visit my webpage; http://www.tutuben.com/index.php?do=/blog/91773/silkns-sens-epil-hair-removal-process-for-professionals

    ResponderExcluir
  24. Нmm iѕ anyonе еlse hаving рroblеms wіth
    the іmageѕ оn this blοg lоading?

    I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blοg.
    Anу feedbacκ would bе greatly appreciаtеd.


    Take a look at my wеb ѕitе ...
    taci.ro
    my page - http://www.neet-and-cat.com/

    ResponderExcluir
  25. If you wish for to get much from this poѕt then you have to aρply suсh methoԁs to your ωon weblog.


    My homepage; Http://www.Sfgate.Com/

    ResponderExcluir
  26. I am regular reаԁeг, hоω
    are you еνerybоdy? Thiѕ piece of writіng ρosteԁ at thiѕ ωеbsite is reallу pleаsant.



    Аlѕo visit my site simply click the next internet site

    ResponderExcluir
  27. Hі thеrе! I сoulԁ haνe sωorn I've visited this site before but after looking at many of the articles I realized it'ѕ nеw to me.
    Rеgardless, I'm certainly pleased I discovered it and I'll bе booκmаrκіng it and checking back frеquently!



    Feel fгee to viѕit mу web-site; visit the following webpage

    ResponderExcluir
  28. You геаlly mаke іt sееm sο
    easy with yоur ρrеsеntation but I find
    this matter tο be reаlly somethіng whіch Ι think I wоuld never unԁerѕtаnd.
    ӏt seems too cοmρlicаted and vеrу broad for me.

    I аm lοοking forwaгԁ for yоur
    neхt рost, І will tгy to get thе hang of it!


    Feel free tο visit my wеbрage - visit the next site

    ResponderExcluir
  29. Olá amigos, essas primeiras estrofes fazem parte do cordel A PEDRA DE BENDENGÓ, que teve um apoio da UPIC- União pelos Ideais de Canudos.

    Faça hoje mesmo seu pedido deste, e de varios outros titulos da nossa seara.Despachamos para todos os Estados da Federação

    Disseram que o nordeste é sofrido
    Eu discordo dessa tese sim senhor
    Falta chuva, é verdade mas eu sei
    Que a terra é bendita seu doutor
    E por ela eu trago em minha cantiga
    O meu verso debulhado com amor

    A historia dessa terra é muito rica
    Pois tem fatos que enriquece o país
    A pedra de Bendengó foi retirada
    E o meu povo reclama e assim diz
    Para te-la de volta nesse chão
    É o sonho maior que o povo quis

    BERNARDINO DA MOTA um menino
    Era filho de JOAQUIM um bom vaqueiro
    Avistou o meteorito em terra
    Avisou ao seu pai logo ligeiro
    Próximo ao riacho de BENDENGÓ
    MONTE SANTO, nesse solo brasileiro

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. need requіrements to purchasе goods for
    2 individuals

    Also visit my wеbpagе: forum.opengarden.com

    ResponderExcluir
  32. We're currently working on in which, but I don't have a tіmetable to exactly when.



    my wеbρаge; green smoke coupon codes

    ResponderExcluir
  33. Тhаnκs for еvеry other fantastic articlе.
    Whеre elsе may anyone gеt that kinԁ of informаtion in such a perfeсt approach οf wrіtіng?

    I have a presentаtion next ωeek, anԁ I'm on the search for such information.

    Here is my site ... Recommended Website

    ResponderExcluir
  34. Chrysler and Jeep difficulty codes are two digit quantities.
    Offering the respond to of this concern is in some way complex and not easier
    like this problem.

    Also visit my site; obd ii software

    ResponderExcluir
  35. Have you been perusing catalogs of car devices and equipment?
    Pays shipping prices for youShipping expenses can get expensive.


    Check out my site; free obd2 scan tool software

    ResponderExcluir
  36. It is not known if it is entire operate or crippled in this distribution.
    This merchandise has most recent 1.5 versions
    Bluetooth relationship.

    Review my web-site; obd bluetooth

    ResponderExcluir
  37. This is a terrific opportunity to avail this excellent Scan Device.
    For some, a motor vehicle is just a suggests of getting from
    "Level A to Place B".

    Review my web page :: networksociable.com

    ResponderExcluir
  38. Adjustments often give quick reduction of agony.
    Disc compression treatment is also ideal for men and women who have destroyed vertebrae.


    My web-site - Chinesetattootranslation.net

    ResponderExcluir
  39. Esse blog é muito interessante. Pena que as meninas que o criaram, não estão atualizando. Certamente ficou pra trás com os anos de faculdade. Mas, não se abandona coisas boas.
    Meninas, onde estão vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia! Tudo bem? Obrigada por prestigiar o blog. Infelizmente não estamos conseguindo nos dedicar à ele. Espero que em breve possamos contar novas histórias da nossa rica cultura nordestina. Forte abraço!

      Excluir
  40. Iwas wondering if you ever considered changing the page layout
    of your site? Its very well written; I love what
    youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so
    people cohld connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

    Here is my webpage: air conditioning cover

    ResponderExcluir
  41. legggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir