segunda-feira, 9 de maio de 2011

Literatura de cordel em bibliotecas públicas


De origem européia, a literatura de cordel é hoje uma das mais importantes manifestações da literatura popular brasileira. A literatura de cordel está presente em todo o Brasil, mas é no nordeste que mostra sua força e é lá que se desenvolveu da forma que conhecemos atualmente.

Folhetos de cordel. Fonte: Os cearenses dominarão o mundo

Surgiu na Península Ibérica e veio para o Brasil em meados do século XIX. Recebeu esta nomenclatura porque em Portugal os folhetos eram expostos para a venda em barbantes ou cordões: daí o termo “literatura de cordel”.

A “porta de entrada” da literatura de cordel no território nacional foi o Estado do Ceará e ganhou destaque, principalmente, no município de Juazeiro do Norte. Posteriormente, espalhou-se pelo nordeste brasileiro.
Caracteriza-se pela diversidade de assuntos que aborda, versando sobre temas políticos, sociais, fatos cotidianos, saúde, educação e, logicamente, sobre cultura popular e histórias fantasiosas e/ou folclóricas. 
Mas não é apenas por meio das palavras que o cordel transmite sua mensagem. A ilustração ocupa um lugar de destaque nos folhetos: é o seu “cartão de visitas”, ou melhor, introduz o leitor na história que será contada no decorrer das páginas. Os folhetos de cordel são ilustrados com a técnica da xilogravura que se tornou marca registrada dessas obras.

Folheto de Rodolfo Coelho Cavalcante com xilogravura de Minelvino Francisco da Silva. Fonte: Cordel na rede

Já conhecemos a origem do cordel. Mas este tipo de literatura está presente nas bibliotecas? Principalmente nas bibliotecas públicas?

Dentre as bibliotecas públicas de São Paulo que possuem literatura de cordel em seus acervos, destacamos a Casas das Rosas e a Biblioteca de São Paulo.

              A Dama das Camélias, clássico do Romantismo francês, recriado em cordel por Evaristo Geraldo. 
                                                                    Fonte: Cordel na rede

Como pudermos perceber são poucas bibliotecas que possuem em seu acervo a literatura de cordel, o que é uma pena. Os folhetos são uma excelente fonte de informação que deve ter uma disseminação maior, tanto por parte das bibliotecas quanto em seu trabalho em sala de aula, pois tem uma linguagem acessível e de fácil entendimento.

Aproveitem, façam uma visita a algumas dessas bibliotecas e conheçam melhor a literatura de cordel!


Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630
Santana São Paulo, SP
Tel: 2089-0800


Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 - Bela Vista
CEP.: 01311-902 - São Paulo, SP
Tel: 3285.6986 / 3288.9447
contato.cr@poiesis.org.br


Fonte:

Este post é uma adaptação do projeto de pesquisa “Literatura de cordel como fonte de informação” dos alunos do 7º semestre de Biblioteconomia e Ciência da Informação Carolina Martins Tenório, Cleiton Garcia Barbosa e Regiane Alves de Assis.

9 comentários:

  1. Olá meninas,

    Cantei muito uma cantiga quando era pequena, e só fui descobrir que era sobre Lampião na escola.
    Levanta Maria Bonita, levanta vai fazer o café
    Que o dia já vem raiando e a polícia já está de pé.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que a gente tenha tão pouco contato com esse tipo de literatura. Bom saber quais são as bibliotecas de São Paulo que têm exemplares no acervo.

    Será que há alguma biblioteca digital/virtual com Literatura de Cordel?

    ResponderExcluir
  3. Olá Luana!

    Algumas instituições como a Fundação Joaquim Nabuco e a Fundação Casa de Rui Barbosa trabalham com a digitalização de cordéis, porém, estes não são disponibilizados. Provavelmente por conta de direitos autorais. Mas quem sabe um dia!

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas! Quando trabalhei numa biblioteca pública, tive contato com a literatura de cordel, porém, eu não conhecia estes materiais e por pura ignorância eu achava que eram apenas folhetos... eles não tinham o tratamento adequado no acervo, pois sabemos como é a estrutura de certas bibliotecas, o que é lamentável!!! Infelizmente eu já não faço mais parte da biblioteca, e nem sei se ela ainda existe, mas agora sei o quão importante é o Cordel, uma parte da nossa riquíssima e diversificada cultura brasileira

    ResponderExcluir
  5. Olá Helô!
    Obrigada por prestigiar nosso blog! É verdade... Nem sempre a literatura de cordel recebe o merecido destaque e tratamento adequado nas bibliotecas. E o resultado é a falta de divulgação desta literatura tão rica e diversa em seus temas. Quando disse que gostaria de fazer meu TCC sobre literatura de cordel fui questionada: "O que o cordel tem a ver com biblioteca?". Respondi com uma questão: "O que a literatura dita erudita tem a ver com biblioteca?". Em um acervo democrático, acredito eu, existe espaço para todos; desde o popular até o erudito.

    Forte abraço e continue curtindo o blog!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Regiane, acho que o grande problema é valorizarmos demais a cultura elitista e esquecermos que biblioteca pública é local de todos. No blog desenvolvido pelo meu grupo falamos sobre Sarau, uma manifestação cultural considerada da periferia, que também não tem a divulgação e o reconhecimento que merece!

    Parabéns a vocês, o blog está demais!!!!

    ResponderExcluir
  7. adoro cordel principalmente aqueles q transmite informações aos leitores vou dar um exemplo de cordel q eu mesma criei:
    Juntos contra a dengue


    Vamos falar de um assunto
    Que é mesmo muito importante
    Temos que ser rapidinhos
    Não perder nenhum instante
    Pois na guerra contra a dengue
    Nunca se faz o bastante

    Os ovinhos do mosquito
    Você pode encontrar
    Bem ali no seu quintal
    Em tudo quanto é lugar
    Basta que tenha lixinho
    Que água possa acumular

    Pneus velhos e garrafas
    Se não forem bem guardados
    Servirão de criadouros
    Dos mosquitinhos danados
    Que uma já sendo picando
    Já deixa-nos adoentados


    Seja em casa ou na escola
    Temos que tomar cuidado
    Pois nos vasos das plantinhas
    Deve ser depositado
    No lugar da água areia
    Que dá melhor resultado

    Avisemos aos papais
    Para em casa procurar
    Limpar muito bem as calhas
    E as caixas d’água lavar
    Nessa luta contra a dengue
    Todos devem ajudar

    Façam sua parte
    Chamando seus visinhos
    Porque aqui
    A dengue não depositara
    Seus ovinhos

    ResponderExcluir
  8. cordel é uma cultura do nordeste
    que é penduradas em barbantes ex: contos populares

    ResponderExcluir